RESENHA: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

   Seguindo a linha de clássicos, bora comentar sobre o livro de leitura obrigatória para todos os brasileiros.
   A primeira vez que tentei ler as memórias póstumas, fracassei. Isso ocorreu no Ensino Médio e decididamente ler por obrigação não é o que mais me agrada. Não entendia a linguagem do autor, as criticas a sociedade e muito menos as ironias, o livro funcionava como um sonífero, pois era ler um parágrafo já dormia (risos). Um livro acima das minhas possibilidades literárias na época.
   Contudo, hoje percebo como minha base de leitura cresceu. Não que Machado seja de algum modo difícil de entender, pelo contrario, ele é fantástico. Hoje noto a grandiosidade da obra e consigo admirá-la, lógico, a minha maneira, mas verdadeiramente e de bom grado.
   Conhecemos Brás Cubas, um defunto autor. Cubas apresenta sua história de vida e morte com um ar pessimista, através de ironia e muito sarcasmo. A história começa pelo fim, pois fato é: Brás Cubas morreu. Mas o que se torna interessante ao leitor não é a morte em si, mas sim a vida que esse personagem levou. Ele não foi o exemplo a ser seguindo e por vezes Brás Cubas joga essa realidade para o leitor, o alertando sempre de seus maus hábitos e costumes. A meu ver, ele foi um homem de muitas mulheres, mas de uma mulher só. Confuso?! É exatamente essa sensação que Machado nós desperta.
  Com capítulos pequenos e em primeira pessoa, conhecemos o personagem principal e nos tornamos personagens também, afinal de contas a todo o momento somos convidados a participar da história. Machado chama o leitor à ação, dá dicas e até avisa o momento de respirar fundo e dar um tempo na leitura.
  Tirei bom proveito do livro e espero que vocês consigam ter a mesma experiência. Fica a dica de leitura obrigatória da Fuvest e principalmente, obrigatória para todos que levam consigo, cravados na identidade a nacionalidade: Brasileiro (a).

''Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar. ''

 O livro possui uma adaptação muito bem feita e atual.
 Trailer: 



NOTA:  * * * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário