RESENHA: SENTIMENTO DO MUNDO



"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo"...

 Com esse verso lindo que começo a resenha: Sentimento do mundo.
 Terminei a obra de Carlos Drummond semana passada e cheguei a cogitar a idéia de não realizar uma resenha, afinal de contas é um livro de poesias e como todos sabem a poesia é representada a cada um a sua maneira. Algo muito pessoal. Apesar disso, analisei e mudei de posicionamento, não comentarei diretamente sobre os poemas, mas sim, sobre o momento histórico no qual o livro foi escrito e os pontos principais e característicos de Drummond nesta obra.
 Confesso que tomei conhecimento da obra através da lista obrigatória da PUC e Fuvest. Estou aproveitando o mês de maio para ler e reler obras obrigatórias do vestibular me desejem sorte.
 Sentimento do Mundo contem várias poesias, todas relacionadas ao momento histórico da época. Livro elaborado durante a vigência do estado novo e os primeiros anos da 2º Guerra Mundial, com toda a problemática do Nazismo e Fascismo.
 Um período complicado no mundo inteiro, onde encontramos um poeta preocupado com as experiências coletivas, com o futuro da humanidade. Percebe-se que o universalismo exposto é uma real preocupação de Drummond.
 Notei nitidamente um sentimento de medo nos versos, mas do outro lado uma esperança enorme. Medo e esperança andam juntos. E parando para pensar, esses dois sentimentos precisam um do outro para se tornarem fortes, ambos coligados.
 Esse livro foi meu primeiro contato com Carlos Drummond. Gostei. Não sou fã de poesia, mas me tornei fã de Drummond (:

Segue um trecho de Os ombros suportam o mundo, meu poema predileto.

'' Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor.

Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

E o coração está seco. ''

 Com certeza não se trata de um livro de fácil interpretação, mas estando por dentro dos fatos da época e sendo um adorador de leitura, tudo fica mais fácil.


NOTA:  * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário